Darli de Oliveira



sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Presépio para o Encontro Regional de Folia de Reis



Este trabalho foi executado a partir de pesquisa histórica de seus significados e símbolos, procurando desenvolver um pensamento estético de sacralidade através dos personagens representados.
Este tema foi representado através da história da arte, por artistas de vários períodos e podemos contemplar a grandiosidade e a expressão do momento representado.
Foi desenvolvida uma pesquisa de materiais para a composição do cenário, para execução das figuras tridimensionais e do figurino dos integrantes do Presépio.
A linguagem do projeto tem como poética a elaboração de um cenário onde o conceito determinante da arte de reciclar os materiais é a essência da idéia. A reciclagem de materiais descartados e jogados no cenário urbano foi reaproveitado e transformado em objetos artísticos.
A tridimensionalidade dos componentes foi executada com embalagens de garrafas PET, modeladas com arame, formando as estruturas escultóricas.
A materialização da idéia parte da preocupação com o meio ambiente, sendo que ações desta natureza possam colaborar para a construção de uma cidade melhor e mais preservada, despertando a consciência ecológica.
Mostrar que é possível criar novas possibilidades no fazer artístico e exercitar a cidadania, direcionando as ações para o aproveitamento destes materiais que tantos problemas trazem para a natureza e para o bem estar do homem.

Um comentário:

  1. Darli, você é uma grande artista!
    Com certeza todos conseguiram captar a mensagem que voCê quis passar com esse projeto, ressaltando toda a beleza configurada através dos "pets", e todos que acompanharam de perto seu trabalho sabe que foi feito com muito carinho e amor! Parabéns!! Te adoro muito! Sucesso sempre!

    ResponderExcluir